loader

  • Home    >
  • Feng Shui

O que é Feng Shui?


Feng Shui – que se pronuncia "fong suei" ou "fang shuei" – é originalmente uma arte chinesa, criada há mais de 5 mil anos, cuja tradução significa vento e água.

Os chineses viam uma ligação mágica entre o homem e a paisagem, acreditando que a natureza reage a qualquer mudança, e que essa reação repercute no homem.

Assim, acredita-se que o Feng Shui seja a arte que procura nos deixar em perfeita harmonia com a natureza, sendo que suas raízes derivam de uma forma de vida agrária e primitiva, na qual o destino do homem estava intimamente ligado aos caprichos e ciclos do céu e da terra: ao clima, à fertilidade da terra, às enchentes, à disponibilidade de água e quantidade de luz solar.

O homem era vulnerável à natureza, portanto estava sempre atento a ela. O controle de suas forças criativas e destrutivas – aproveitando o vento e canalizando a água – era portanto de suma importância.

Um antigo ditado chinês pregava que "aquele que controla a água governa o império".

Como podemos observar, o Feng Shui surgiu num contexto místico e mítico, onde poder e boa fortuna provinham da paisagem, e esta não era considerada apenas um complexo caótico de montanhas, rios e florestas, mas uma figura divina transformada.

Ainda hoje se sustenta a ideia moderna de conservação e ecologia, cujo objetivo maior é a harmonia entre o homem e a natureza, levando ao equilíbrio ativo.

BA-GUÁ

Para colocar essa técnica em prática, foi criado o Ba-guá, um diagrama que divide o ambiente em nove partes: trabalho, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família, espiritualidade e saúde.

Através dele é possível saber a concentração dos fluxos de energia em cada uma destas áreas, que representam aspectos importantes na vida das pessoas.

Aplicando o Ba-gua na planta da sua casa ou do local de trabalho, pode-se determinar a relação entre cada espaço com um dos nove pontos, identificando características próprias para a melhoria da qualidade de vida para atrair prosperidade, saúde, amor e equilibrio.

team-img

Saúde

No espaço da saúde os tons claros e um ambiente leve favorecem condições para melhorar a qualidade de vida. É aconselhável o uso de arranjos de flores e tapetes em tons de terra, além de ikebanas, quadros e enfeites de frutas, grãos e objetos de cerâmica.

Elemento: terra
Cor: amarelo e laranja
Pedra: jaspe
Forma: quadrada
Plantas: camomilas, girassol, lírio amarelo e flores amareladas.

team-img

Sucesso

No espaço do sucesso colocar um espelho, pois amplia visualmente o local, refletindo suas conquistas para que você as tenha em dobro. Colocar pirâmides, cristais lapidados para refletir a luz do sol e objetos que lembrem auto-realização, como diplomas e troféus. Colocar a imagem de um dragão, que protege e atrai sucesso.

Elemento: fogo
Cor: vermelho
Pedra: pirita
Forma: triangular
Plantas: bromélia, girassol, flores vermelhas e espada de São Jorge.

team-img

Relacionamento

Este espaço onde as pessoas desejam o amor e os casais buscam o fortalecimento da relação. Deve-se distribuir objetos pares e porta-retratos com fotos do casal em momentos felizes. Utilizar plantas verdes para evocar tranquilidade, mas evitar objetos e plantas pontiagudas.

Elemento: terra
Cor: rosa
Pedra: quartzo rosa
Forma: quadrada
Plantas: flores rosas e brancas, begônias e gardênias

team-img

Criatividade

Neste espaço deve ser colocado qualquer objeto diretamente ligado a criação. Esta área está ligada à fertilidade, por isso, quadros ou esculturas que representem maternidade ou crianças são indicados. Procurar usar objetos de metal e destinar essa área aos estudos, pois fortalece a criatividade.

Elemento: metal
Cor: branco
Pedra: cristal
Forma: redonda
Plantas: flores brancas e amarela, azaleias e shefleras.

team-img

Amigos

Esse espaço é destinado às pessoas que valorizam a amizade. Para fortalecer estas relações, o local deve ser bem simples e iluminado. Colocar fotos de amigos, de viagens, presentes ganhos, objetos de metal e vasos com flores brancas que servem como protetoras das relações entre as pessoas que convivem no local.

Elemento: metal

Cor: cinza

Pedra: hematita

Forma: redonda

Plantas: flores brancas e lilases, ligustro e hortênsias

team-img

Trabalho

No espaço do trabalho, o ideal é inserir objetos e gravuras que retratem sua profissão. Ter sempre no local aquário, fontes, cristais, espelhos e livros que de alguma forma tenham auxiliado na escolha da carreira, além de estimular a informação. Quanto mais limpo e iluminado o ambiente, melhor para a circulação de energia.

Elemento: água
Cor: preto
Pedra: ônix
Forma: em movimento
Plantas: frutíferas, dágua, lírio da paz e flores azuladas
team-img

Espiritualidade

Espaço destinado aos momentos de repouso, meditação e reflexão. É importante colocar objetos relacionados à sua fé, à sabedoria e ao lado espiritual, como velas, ervas aromáticas, livros, revistas, símbolos e amuletos. Também é aconselhável ter objetos de cerâmica e cores azuladas para realçar a sensibilidade.

Elemento: terra

Cor: azul

Pedra: turquesa e quartzo azul

Forma: quadrada

Plantas: copos de leite, jasmim, margaridas, cravos e rosas brancas

team-img

Família

Neste espaço está presente a estabilidade, que pode ser representada por objetos de madeira. É aconselhável incluir porta-retratos com fotos da família em momentos de felicidade e presentes ganhos por familiares. A iluminação suave e o uso da cor verde para cortinas e tapetes indicam a abertura de novos caminhos.

Elemento: madeira

Cor: verde

Pedra: esmeralda e quartzo verde

Forma: oval

Plantas: palmeiras, pinheiros e arranjos com folhagem verde

team-img

Prosperidade

No espaço da prosperidade deve estar presente um aquário ou objetos que representam movimento, como sinos de vento, fontes de água e até quadros. É aconselhável ter objetos em dourado e móveis em tonalidade marrom com iluminação levemente amarelada, representando o elemento madeira para o alcance dos seus objetivos.

Elemento: madeira

Cor: dourado/lilás

Pedra: citrina e ametista

Forma: retangular

Plantas: begônias, girassol, bambuzinho e chuva de ouros